• marketing11399

Americanas perdeu quase R$1 BILHÃO em vendas com hackers

Segundo relatório de resultados divulgado pela Americanas, o ataque hacker sofrido pela varejista em fevereiro deste ano resultou em uma perda de R$ 923 milhões em vendas. O incidente aconteceu nos dias 19 e 20 de fevereiro e deixou todos os ambientes de comércio eletrônico da varejista inoperantes.


Por cerca de cinco dias, a companhia ficou instável e precisou se adaptar à situação. Dessa forma, manteve a rede física operando e, após a normalização dos processos, ampliou os horários de atendimento. Ou seja, diversos funcionários precisaram estender sua carga de trabalho por um problema que poderia ter sido evitado. Diante de todas essas circunstâncias, era quase impossível não ter prejuízos financeiros e até mesmo de confiabilidade por parte dos consumidores.


Apesar disso, a companhia informou que a sua plataforma de e-commerce apresentou crescimento de 20% em volume de vendas no primeiro trimestre do ano. Porém, o desempenho poderia ter sido ainda melhor se o ataque hacker não tivesse acontecido. Conforme documento oficial, a estimativa de crescimento era de 30%. Ou seja, a preocupação entre os consumidores e usuários das plataformas digitais da Americanas impactou negativamente as vendas da empresa.


Esse é mais um exemplo que prova a necessidade de reforçar a infraestrutura e aumentar a segurança de qualquer negócio digital.


1 visualização0 comentário