• marketing11399

Black Friday - 5 dicas para evitar incidentes de segurança com seus dados

Uma das épocas mais esperadas do ano, a Black Friday está marcada para o dia 26 de novembro e gera uma grande expectativa para que 2021 seja ainda melhor que o último ano. Segundo dados da consultoria Ebit | Nielsen, o e-commerce movimentou 3,1 bilhões de reais só no dia 27 de novembro de 2020.


Com as vendas on-line em alta, surge também a preocupação com a infraestrutura das empresas, principalmente referente à segurança. Muito além de ser uma oportunidade para garantir produtos e serviços mais baratos, a Black Friday também atrai a atenção de cibercriminosos, que aproveitam o alto volume de acessos e compras como oportunidades para cometer crimes virtuais. Essa situação faz com que várias empresas acendam o alerta vermelho, principalmente se forem participar da temporada de promoções.


Enquanto a data não chega, é hora de pensar estratégias para oferecer um ambiente online seguro. É preciso estar sempre a frente para identificar os riscos existentes e saber exatamente o que fazer para proteger a sua organização de uma possível invasão.


Confira 5 dicas para evitar incidentes com seus dados nesse período:


Crie uma política de segurança

É muito importante que toda a equipe esteja em sintonia para elevar a segurança da empresa. Deve existir um padrão de gerência do ambiente e dos ativos, prevendo cenários de riscos e práticas defensivas. Isso começa com senhas fortes para login de funcionários e vai até a atualização dos sistemas corporativos e de proteção.


Tenha um plano de ação


É necessário ter um plano de ação para atacar rapidamente os pontos levantados, criando as camadas de segurança necessárias. Um bom exemplo é um plano de resposta estruturado e padronizado, ou até mesmo uma ação de notificação do incidente às autoridades em caso de violação de dados pessoais. Com o monitoramento e o relato dos incidentes, é possível realizar uma avaliação para melhorias na segurança.


Mantenha os sistemas atualizados


Fazer um check-up periódico dos sistemas e mantê-los atualizados é fundamental para identificar possíveis falhas na segurança e manter sua empresa protegida. Os computadores devem estar sempre com a versão mais recente do sistema operacional e de programas antivírus, que farão a detecção apropriada de atividades maliciosas.


Treine sua equipe


Muitos ataques cibernéticos bem-sucedidos podem ser resultado de erro humano. É, portanto, importante treinar os funcionários regularmente e aumentar a conscientização. Quanto maior o desconhecimento das técnicas pela equipe, maiores os riscos de haver violação dos sistemas, e menor o retorno dos investimentos. Sua empresa também é feita de pessoas. Mantenha todos os pontos seguros!


Tenha um backup inteligente


Ele pode ser a chave para salvar sua empresa de eventuais acidentes, pois possibilita o uso de inúmeros recursos importantes para garantir proteção e ação de forma mais ágil, como num cenário de sequestro, onde não seria necessário pagar o resgate das informações dos seus bancos de dados, além de facilitar na identificação dos dados perdidos/vazados.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo