Nuvem deve estar em conformidade com a LGPD

A nuvem hoje é um serviço indispensável para o trabalho em rede, mas algumas questões precisam estar alinhadas para que você não tenha problemas. A adequação das soluções Cloud à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) é uma destas ações.

Antes de contratar uma solução com armazenamento em nuvem é necessário procurar pelo melhor provedor, que atenda as demandas da empresa e esteja em conformidade com a lei, preparado para as regras de privacidade dos dados. Para isso você deve se atentar a quatro temas prioritários. São eles:

🔐 Criptografia: Escolha ferramentas de armazenamento em nuvem que possuam acesso criptografado. Os dados ganham códigos de segurança que só podem ser decifrados pelos responsáveis, o emissor e o receptor.

👨🏻‍💻 Gerenciamento de risco: Com as soluções em cloud é possível ter monitoramento em tempo real, prevendo possíveis brechas em alguma informação e permitindo uma rápida resposta se algo vier acontecer.

❌☁️ Nuvens públicas: Evite armazenar informações dos clientes em uma rede pública, onde pode ser facilmente acessado, podendo colocar os dados do titular em risco.

💾 Backups: Adote como prática a execução de backups para manter arquivos em diferentes versões em locais distintos.